quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os extremos de um governo

Foto: Divulgação
Governo Bush, um governo polêmico e contraditório

George Walker Bush chegou ao poder no ano de 2000 e assumiu a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2001. O primeiro ano de seu mandato foi de grande importância, não só para ele, mas também para o país inteiro. Após os ataques terroristas de 11 de setembro, a popularidade do presidente foi às alturas. Chegando ao ápice de 90% de aceitação por parte da população estadunidense. Ele conseguiu levar o alto índice de aprovação por mais um ano de mandato, o que é considerado algo muito difícil para qualquer presidente. O presidente foi de um extremo a outro. Oito anos passados de sua posse, ele conseguiu obter 73% de reprovação da população com relação ao seu governo.

Extremos estes que podem ser muito bem explicados. No ano de 2001, Bush declarou guerra ao terrorismo. E guerras parecem sempre elevar a aceitação de um presidente pela população. Porém, esta mesma guerra também levou sua aceitação ao declínio. No dia 7 de outubro do mesmo ano, o presidente declarou guerra ao Afeganistão com o objetivo principal de capturar Osama Bin Laden, desmantelar as operações da Al-Qaeda e tirar o Talibã do poder. Objetivos que não foram concretizados até hoje, já que Osama continua solto e a Al-Qaeda continua executando suas atividades terroristas. Além de não trazer resultados, a guerra deixou um rastro violento de sangue americano e civil, além de um rombo nos cofres públicos.

Já em 2003, o governo Bush usou as supostas armas de destruição em massa como desculpa para invadir o Iraque e começar mais uma guerra. A população americana rejeitou o envolvimento do país neste conflito que também deixou saldos negativos de vidas e dinheiro. Estima-se que mais de quatro mil soldados americanos morreram e foram gastos mais de 400 bilhões de dólares. O envolvimento com guerras não parou por aí. Não se pode esquecer da prisão de Guantánamo e a de Abu Ghraib. Prisões famosas em todo o mundo por irem contra os direitos humanos e internacionais.

Outro fator que gerou grande insatisfação por parte da população foi a crise econômica relacionada ao mercado imobiliário americano que afetou os Estados Unidos no fim do governo Bush.

Em síntese, são estes os fatos que mais trouxeram a desaprovação do governo Bush pela população americana. Mas não são só os Estados Unidos que foram desagradados. Por todo o mundo, existem manifestações de pessoas contra ou a favor deste governo tão contraditório. Comunidades em sites de relacionamento como o orkut podem ser encontradas com o objetivo de “manifestar-se” contra o ex-presidente. Ou ainda manifestações pelo mundo, principalmente quando ele está presente, como foi o caso inesquecível do sapato arremessado por um jornalista em uma entrevista coletiva concedida por Bush.

E você? Qual sua avaliação do governo Bush? Clique abaixo em comentários e deixe sua opinião registrada. Ou participe da enquete sobre o assunto.

Por Camila de Lima Bezerra

4 comentários:

  1. Camila ficou excelente sua matéria, muito bem escrita.

    Hévilla

    ResponderExcluir
  2. Nossa! minha namorada é senasacional.
    Ficou ótimo amor (camila)!



    Raoni

    ResponderExcluir
  3. É, o governo dele foi um desatre total mesmo...
    Ótima a matéria, parabéns!

    Igor

    ResponderExcluir