domingo, 20 de junho de 2010

O impacto do 11 de setembro na música

Um acontecimento tão marcante afeta vários níveis da sociedade e da cultura, e entre eles está a música. Alguns artistas prestaram homenagem às vítimas do atentado através de sua arte. Outros tiveram seus trabalhos confundidos por causa da má-interpretação e correlação das letras de suas músicas. Alguns usaram o 11 de setembro até como metáfora para escrever suas canções.

Seguem abaixo algumas músicas que tem relação direta ou indireta com o 11 de setembro.

Bruce Springsteen - My City of Ruins

"The Rising", décimo segundo álbum do cantor americano Bruce Springsteen, lançado em 2002, tem na maior parte de suas músicas, homenagens às vítimas do atentado às Torres Gêmeas. "My City of Ruins" (Minha Cidade de Ruínas) foi escrita antes do 11 de setembro, porém teve algumas linhas alteradas para se encaixar com a proposta do CD. A canção foi apresentada no evento "America: A Tribute To Heroes" (América: Um Tributo Aos Heróis), evento beneficente em homenagem aos mortos no atentado e às suas famílias, que contou com a presença de grandes nomes da música como Mariah Carey, Alicia Keys, Billy Joel, Céline Dion e Stevie Wonder.

Now's there's tears on the pillow
(Agora há lágrimas no travesseiro)
Darlin' where we slept
(Querida, onde nós dormíamos)
And you took my heart when you left
(E você levou meu coração quando se foi)
Without your sweet kiss
(Sem seu doce sorriso)
My soul is lost, my friend
(Minha alma está perdida, meu amigo)
Tell me how do I begin again?
(Me diga como posso recomeçar?)
My city's in ruins
(Minha cidade em ruínas)
My city's in ruins
(Minha cidade em ruínas)

Kristy Jackson - Little Did She Know (She'd Kissed A Hero)


O primeiro (e único, diga-se de passagem) sucesso da cantora Kristy Jackson, Little Did She Know (She'd Kissed A Hero) (Ela Pouco Sabia (Ela Beijou um Herói)) é outro marco no 11 de setembro, quando estourou nas rádios logo após o ataque. A letra da música mostra a perspectiva de um casal, um empresário e uma dona-de-casa, que se despede de seu marido quando este viaja de avião, que subentende-se que seja um dos aviões usados no atentado. Comovendo grande parte da população, foi a música mais tocada durante o outono daquele ano por todas as rádios.

The phone had rung
(O telefone tocou)
His vioce was calm
(A voz dele era calma)
Before he could tell her anything
(Antes que ele pudesse falar alguma coisa)
She knew somethin was wrong
(Ela sabia que havia algo errado)
"I Love You So"...
("Eu te amo muito"...)
Last words he said
(As últimas palavras que ele disse)
She said "I Love You Too"...
(Ela disse "Eu te amo também"...)
Then the phone went dead
(Então, o telefone ficou mudo)

Onitsuka Chihiro - infection



E até mesmo quem não se inspirou no atentado do 11 de setembro foi afetado. A cantora e compositora japonesa Onitsuka Chihiro lançou o single "infection / LITTLE BEAT RIFLE" no dia sete de setembro de 2001, quatro dias antes do ataque. Por causa do significado de sua letra, relacionado imediatamente ao acontecido pela mente dos japoneses, as promoções da música "infection" foram suspensas, e até mesmo sua veiculação como abertura do dorama (novela) "氷点2001" (Hyouten 2001, Ponto de Congelamento 2001, em tradução livre) foi vetada.

爆破して飛び散った
bakuhashite tobijitta
(Uma explosão espalhou pedaços)
心の破片が
kokoro no hahen ga
(Do meu coração estraçalhado)
そこら中できらきら光っているけど
sokorajuu de kirakira hikatte iru kedo
(Mesmo com todas essas luzes brilhantes ao meu redor)
いつの間に私はこんなに弱くなったのだろう
itsu no ma ni watashi wa konna ni yowakunatta no darou
(Quando foi que percebi que eu tinha essa fraqueza?)

KLB - 11 de setembro


Representando o Brasil, nós temos... o KLB. Em seu álbum "KLB Obsessão", de 2005, o trio, formado por Franco "Kiko", Leandro e Bruno, lança a música "11 de setembro". Na letra, parece que a referência ao atentado se resume ao título e ao verso "Jogaram uma bomba no meu aniversário".

Eu não sei rezar
Só lembro de Deus na hora do pecado
Não sei se meus dias estão contados
Quando estou com você
Eu não falo inglês
E tudo que é meu já pode ser doado
Jogaram uma bomba no meu aniversário
E eu nada pude fazer
Se a vida começa aos 40 eu ainda não nasci
Me diz o endereço de outro planeta
Que eu vou sair daqui

Por André Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário